/
palestrantes

Palestrantes

Palestrantes
do herb fest

Conheça o nosso painel de oradores.

Vamos actualizando conforme forem confirmados.

Fernanda Botelho

Autora | Herbalista

Alice Cardina

Alice Cadina

Chef de Cozinha Natural | Hortalice

HFP Sofia Maximo

Sofia Máximo

Formadora

Rita Roquette

Herbalista Clínica | Bloom Sativum

Olivia Fite

Herbalista Clínica | Collective Wonder Herbs School

Maureen Robertson

Herbalista Clínica | The Herbal Path

Daisy Mae

Herbalista Clínica | Cerotonia Gardens

Pamela Sousa

Herbalista | Pharmacia das Ervas

Paulo Alves

Paulo Alves

Biólogo e Investigador | Floradata

Márcia Luz

Márcia Luz

Aldeia Sabão

Eva Monteiro

Eva Monteiro

Bióloga | Associação Tagis

Cândida Ramos

Cândida Ramos

Bióloga e Mestre em Ecologia e Ambiente

Satya Kaur

Professora | Formadora | Parteira | Empresária | Celebrante

Maria Mota

Maria Mota

Bióloga & Herborista | Anima Botanica

Antonella Vignati

Nutricionista, Naturopata & Fitoterapeuta

Anne McIntyre

Herbalista Clínica e Ayurvédica

João Beles

João Beles

Naturopata e Acupuntor

Rosa Pinho

Rosa Pinho

Bióloga
Curadora do Herbário
da Universidade de Aveiro

Planeta Cura

Planeta Cura

João & Beatriz

Silvia Martins

Sílvia Martins

Engenharia Biológica e Formadora
Sentidos da Terra

Miguel Silva

Miguel Silva

N.A.E.C

Carmen García Donoso

Carmen García Donoso

Herbalista | Herbanostra

Fátima Pereira

Fátima Pereira

Cooking Around

Fernanda Botelho

Autora | Herbalista

Fernanda Botelho estudou plantas medicinais na Scottish School of Herbal Medicine. Viveu 17 anos em Inglaterra onde frequentou a sociedade Antroposófica e fez formações em Botânica, Fitoterapia e Pedagogia.

 

Estudou pedagogia Montessori e Waldorf. Fez o curso de guia de jardim Botânico da Universidade de Lisboa.

 

É autora de uma coleção de livros infantis “Salada de Flores”, “Sementes à Solta” e “Hortas Aromáticas.

 

Publica anualmente desde 2010 uma agenda de Plantas medicinais, publicou “Uma Mão Cheia de Plantas que Curam”, “As Plantas e a Saúde”, “Ervas que se Comem” e “Flores que se Comem”. É coautora de “O meu Herbário de Plantas Medicinais” e “Cosmética Natural”.

 

Organiza passeios e workshops de reconhecimento de plantas medicinais e comestíveis a convite de várias associações, escolas e municípios. É colaboradora do programa Eco escolas.

 

É uma das fundadoras do grupo Sintra sem Herbicidas. Teve uma rubrica na Rádio Clube de Sintra e é convidada regular de vários programas de televisão, sobretudo da RTP1. Escreve sobre plantas medicinais em sites e revistas.

 

Tem dois blogues onde vai pousando olhares e palavras oscilando entre a alma dos dias e o coração das coisas Gosta de comunicar, viajar, jardinar e fotografar. Tem vários projetos de escrita e de viagens em mãos, pés, cabeça e coração, sobretudo coração.

Sofia Máximo

Sofia Máximo

Coordenadora de projectos sociais e ambientais

Alma de bicho carpinteiro, Sofia Máximo é uma apaixonada no conhecimento prático sobre alimentação consciente e o encanto na utilização das maravilhosas ervas espontâneas.

 

Foi no contacto com a permacultura onde ampliou o amor pela importância de um estilo de vida mais sustentável, tema que adora explorar e ensinar em escolas e em ambientes informais.

 

Membro da Zero Waste Youth Portugal, envolve-se em atividades voluntárias em várias frentes, considerando a sua missão, a de inculcar esses valores de respeito pela natureza e amor pela culinária autêntica e ecológica nos seus filhos, André e Eva.

Sou a Alice Cadina, Chef especialista em Gastronomia Funcional à base de vegetais, Capacitada em Ginecologia Natural, estudante de herbalismo e idealizadora marca Hortalice.

Trago influências da alimentação Ayurveda e herbalismo na minha forma única de cozinhar. Meus pratos trazem a potência, cores e sabores dos vegetais e o uso das plantas é cuidadosamente pensado, considerando suas propriedades medicinais e o respeito aos ciclos da natureza. Minha missão é servir saúde em cada refeição.

A marca Hortalice foi criada para colocar em prática todas essas habilidades e cuidar das pessoas. Às vezes cuidando com alimentação, às vezes com terapias naturais - que quase sempre envolvem comida.

Hoje Hortalice é uma plataforma com a missão de espalhar saúde e práticas de alimentação consciente pelo mundo.

Ofereço consultoria para restaurantes, spas, hotéis que buscam implementar uma alimentação consciente. Desenvolvo workshops de cozinha natural, saúde da mulher e herbalismo. Também facilito circulo de mulheres. Acredito que minha profissão também é uma forma de desenvolvimento pessoal e minha paixão é cozinhar em retiros pelo mundo que estejam alinhados com meus propósitos. 

A viver há dois anos Portugal, já deixei minha marca em lugares como:

- My Mother's Daughters (Lisboa)

- O Frasco, Bio & Local (Lisboa)

- Hotel Lilases Boutique House & Garden (Mora, Alentejo)

Formações:

- Comunicação Social pela ESPM (SP/ Brasil)

Gastronomia pela NOS Escola (RJ/ Brasil).

- Alimentação Ayurveda com Laura Pires, curso Nutrindo os sentido (SP/Brasil)

- Ginecologia Natural e florais da Lua por Anna Sazonoff (Curitiba/Brasil)

Rita Roquette

Herbalista
Bloom Sativum

Rita Roquette (Porto, 1987, vive e trabalha em Lanheses, Alto Minho) é herbalista, artista e educadora.

Formada em Design de Comunicação e Editorial, desde cedo fez da botânica temática de eleição e de 2010 a 2018 estudou com vários herbalistas nos EUA onde tirou o curso de Herbalista Profissional na East West School of Planetary Herbology.

 

Em 2011 iniciou o Bloom Sativum e oferece experiências directas com a culinária silvestre, as aplicações medicinais e os ofícios com plantas espontâneas.

É autora do Guia Artesanal das Plantas Selvagens, do Caderno de Receitas Espontâneas e edita regularmente cadernos sobre herbalismo e o mundo vegetal.

 

Organiza voluntariados e visitas de estudo florestal pela Reflorestar Serra de Arga e que colmata com actividades de Forest School para os mais novos. Actualmente também gere o CRIA - viveiro agroeclógico e oferece consultoria em projectos de paisagismo.

Olivia Fite

Herbalista Clínica
Collective Wonder Herb School

Nascida e criada em Baltimore, Maryland (EUA), Olivia Fite era uma rapariga da cidade que se apaixonou pela medicina vegetal em 2008 e nunca mais olhou para trás.

 

Olivia tem um Mestrado em Herbalismo Ocidental da Universidade de Saúde Integrativa de Maryland (2009-2012).

 

Olívia abriu o seu próprio boticário (OHerbals) em 2013 e partilhou o seu amor pela medicina vegetal com centenas de pessoas tanto na clínica como na sala de aula.

 

Olivia mudou-se para Portugal em 2018 e fundou a Collective Wonder Herb School em 2021, onde continua a ensinar até hoje.

 

Olivia reside actualmente na zona rural de Alvaiázere com o seu marido e dois filhos.

Maureen Robertson

Herbalista Clínica
The Herbal Path

Estudei na Escola de Medicina à Base de Plantas, East Sussex, e obtive um Certificado em Medicina à Base de Plantas em 1995, quando me tornei um MNIMH. Antes disso os meus estudos académicos incluíam BSc (Hons) Pharmacology & MSc Plant Chemistry & Pharmacology. Fui co-fundadora da Scottish School of Herbal Medicine em 1992 e fui Directora de Investigação até que os cursos de BSc & MSc fecharam em 2010. A minha prática está em constante evolução e tem sido informada pela abordagem energética às ervas (Ayurveda & Medicina Humoral); Goethean Science e, mais recentemente, Medical Astrology. As minhas consultas assemelham-se mais a um workshop individual, com duração de 3-4 horas, incluindo Artoterapia, história completa de casos, interpretação de cartas natais, introdução do paciente a plantas vivas no jardim apropriado para eles, mostrando-lhes como colher as suas ervas e estar envolvido na sua preparação médica (por exemplo, misturar chá de ervas e infundir a sua intenção). A minha clínica encontra-se numa quinta de ervas rurais com diferentes áreas cultivadas e áreas que oferecem ervas da colheita selvagem que ajudam a armazenar o meu dispensário.

Daisy Mae

Herbalista Clínica
Cerotonia Gardens

Daisy Mae Herbalista clínica sediada no Algarve, Portugal.

 

A sua vida foi sempre sobre a compreensão da Sabedoria do mundo natural e da nossa ligação dentro dele.

 

Ela qualificou-se como médica Herbalista em 2004 e tem vindo a trabalhar como clínica a tempo inteiro e facilitadora de aprendizagem desde então. É jardineira, meditadora e é apaixonada pelas Plantas e pelas Árvores.

 

Daisy é a fundadora de Ceratonia Gardens, um centro de cura e educação no Algarve.

 

Daisy oferece consultas, oficinas e cursos de ervas medicinais, retiros, mentoria e aulas particulares.

João Beles

João Beles

Naturopata e Acupuntor

Naturopata, acupuntor, músico e compositor.

Dedicou 20 anos da sua vida a formar naturopatas e a ensinar às pessoas os benefícios da utilização das Plantas Medicinais na sua saúde.

 

Ao longo destas anos divulgou este conhecimento de várias formas, desde publicação de livros de Plantas Medicinais, presença em programas de televisão e rádio, partilhas nas redes sociais, retiros, caminhadas e festivais.

 

Divulga a sua música através de alguns projetos musicais tais como Migna Mala, Puracura e em nome próprio.

Márcia Luz

Márcia Luz

Nasci em Lisboa em 1981. Apesar de ter vivido em ambiente urbano, passei os Verões com os meus avós em Trás-os-Montes.

Depois de estudar Publicidade e Marketing e ter trabalhado alguns anos nessa área, decidi mudar de vida, fiz voluntariado e viajei.

 

Em 2011 conheci o meu companheiro Eric na Moldávia, quando fazíamos o Serviço Voluntário Europeu. Em 2014, casamos e assentamos na eco-comunidade Monte dos Carvalhos.

 

Foi lá que começámos a fazer sabão. Criámos um sabonete com os recursos naturais que tínhamos (Azeite e plantas) e que fosse o mais gentil possível para a terra.

 

Em 2019, mudámo-nos para Vale de Prazeres e criámos a Aldeia Sabão, usando o melhor do que a natureza nos dá para criar produtos de qualidade e promover um estilo de vida mais simples, saudável e sem desperdício.

 

Em 2021, abrimos a nossa eco loja física no Fundão. Além de vendermos os nossos produtos, vendemos outros produtos ecológicos e realizamos workshops.

 

Queremos inspirar e ensinar outras pessoas a fazer os seus próprios cosméticos, reduzir desperdício, e fazer escolhas informadas sobre os produtos que consomem.

Pamela Sousa

Herbalista | Pharmácia das Ervas

Pamela Sousa, (Tondela, 1986; vive e trabalha a partir de Gavião, localizada num dos braços da Serra do Caramulo).

Nascida em Portugal passou grande parte a sua vida adulta fora, maioritariamente na Islândia onde viveu largos anos numa eco vila.

Embora o fascínio pela flora espontânea venha já desde criança, muito graças aos livros de plantas da biblioteca dos seus pais, é só em 2013 que decide aprofundar o tema da Ervas medicinais academicamente.

Completou assim os cursos de Nutrição Vital (Vegana, à base de plantas) e Iridologia pela Irish School of Herbal Medicine, e formou-se ainda como Medical Master Herbalist, Herbalista em Português, pela mesma instituição.

Após a conclusão do curso de Herbalismo em 2018 regressa a Portugal e funda o projecto Pharmácia das Ervas. Um projecto com uma filosofia ecológica, natural e sustentável, que contribui para difusão da medicina herbal.

Pamela facilita ainda várias actividades como caminhadas de identificação da flora silvestre, assim como workshops relacionados com a saúde e bem-estar natural; e ainda sobre cosmética natural.

Desenvolve ainda actividades para o público escolar onde o tema das plantas, a ecologia e as alterações climáticas se entrecruzam.

Rosa Pinho

Rosa Pinho

Licenciada em Biologia, mestre em ciências do Mar e das Zonas Costeiras, Frequenta o Programa Doutoral em História da Ciência e Educação Científica.

 

Curadora do Herbário da Universidade de Aveiro. Área de especialização: Botânica, Taxonomia das plantas vasculares, etnobotânica.

Paulo Alves

Paulo Alves

Biólogo e Investigador | Floradata

Diretor científico da Empresa Floradata com um extenso passado como investigador do CIBIO/INBIO.

Licenciado em Biologia com trabalhos de investigação nos domínios da biodiversidade e conservação, serviços de ecossistema, ecologia da vegetação e da paisagem, monitorização ecológica e invasões biológicas.

Possui uma larga experiência em estudos de carácter científico, projetos de ordenamento e planeamento (atual coordenador da equipa de conservação de vários planos de gestão para o ICNF), e estudos de avaliação de impacto ambiental de diversos tipos de empreendimentos.

Contribui regularmente com dados de taxonomia e corologia de flora vascular para diversos projetos internacionais, entre os quais Flora Ibérica e Flora Europeia, sendo (co-) autor de mais de meia centena de trabalhos publicados sob a forma de artigos científicos ou capítulos de livros.

Sílvia Martins

Sílvia Martins

Engenharia Biológica e Formadora | Sentidos da Terra

Natural do Porto, 43 anos, Mãe de dois meninos e apaixonada pelo mundo das plantas medicinais e produtos naturais.

 

Formada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), com Mestrado em Química Alimentar pela University College Cork (Cork, Irlanda) e Doutoramento em Fitoquímica desenvolvido em três instituições: Universidade do Minho (Braga, Portugal), Universidad Autónoma de Coahuila (Saltillo, México), Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil).

 

Co-fundadora da marca NaturSense - Cosmética Natural (2014-2021) sediada na cidade de Lençóis (Chapada Diamantina, Bahia, Brasil), @natursense_brasil.

Lançou em 2020 o “Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina - Volume I” na cidade de Lençóis (Bahia, Brasil) onde viveu durante 10 anos.

 

Regressou a Portugal em 2021, e fundou a marca Sentidos da Terra, projeto sediado em Vila Verde (Braga).

 

Formadora no âmbito das plantas medicinais e cosmética natural desde 2017 (presencial e online).

Maria Mota

Maria Mota

Bióloga e Herborista | Anima Botanica

Sou Bióloga e uma apaixonada pela Natureza e o mundo das plantas.


Em 2001 iniciei o meu percurso como recolectora de plantas medicinais numa associação de montanha, no Sul de França, onde elaborávamos óleos essenciais e preparações à base de plantas.

Em 2005, formei-me em França como Fitoterapeuta Ayurvédica e tenho um Laboratório de Herboristeria, onde elaboro fórmulas à base de plantas.

Em 2013 fui membro fundador de um Centro de Educação Ambiental, com o qual colaboro desde então como formadora e coordenadora.

Em 2017 fundei a empresa Anima Botanica, onde englobo todos os serviços e produtos associados às Plantas e à Educação Ambiental.

É co-fundadora e directora da Escola Internacional de Karam Kriya (Reino Unido) e do Ashram na Quinta do Rajo (Portugal).

Formou-se como parteira em 1994 e partilha o seu conhecimento de 40 anos de yoga e 9 anos como parteira através da formação “The Mother´s Journey”.

Forma instructores de Kundalini Yoga desde 2001.

Satya aliou-se ao movimento da Tenda Vermelha em 2012 e desde então lidera círculos coincidentes com o ciclo lunar.

O seu compromisso perante o herbalismo e sistemas de agroflorestas tem-se manifestado e intensificado nos últimos 6 anos.


Rituais sazonais, coletivos e pessoais têm permeado os cursos que leciona e eventos que organiza como forma de transformar padrões e elevar perceções.

Antonella Vignati

Nutricionista, Naturopata
& Fitoterapeuta

Escola Saúde Integral da Mulher

Sou Nutricionista (C.P. 4300N)

Tenho formação adicional específica em Nutrição Vegetariana e Vegana na gravidez, amamentação e primeira Infância pela Sociedade Científica de Nutrição Vegetariana (Itália).

 

Além disto, sou Naturopata e Fitoterapeuta formada em 2010 após 4 anos de estudos full-time, com sucessivas especializações em: Fitoterapia para a Saúde da Mulher (Certified Women´s Herbal Educator) com a Dra Aviva Romm. Trabalho final sobre o uso da Fitoterapia na Fertilidade.

 

Herbalismo na Escola Giardino di Pimpinella (Italia).

 

Fitoterapia Ocidental segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, Diploma curso de 3 anos pelo Instituto Van Nghi, com o Dr. Jeremy Ross e Dra. Tan Bleinroth.

 

Sou Educadora de Natural Family Planning (Sensiplan).

Planeta Cura

O nosso projecto consiste numa constante exploração das potencialidades das plantas, tentamos tirar partido delas a todos os níveis.

 

Daí resulta o nosso trabalho, e por aí chegamos às destilações, à cosmética natural, aos temperos e a outros preparados herbais.

 

Trabalhamos de forma regenerativa e tendo em mente a necessidade de respeitar as plantas e os ecossistemas em que estas se inserem.

 

Gostamos muito de trabalhar com plantas selvagens ou reproduzidas por nós, das quais conhecemos a proveniência e damos prioridade à reprodução de plantas através de sementes e estacas de espécimes selvagens.

 

Daí produzimos parte das nossas matérias primas. Vemos na partilha de conhecimento algo emancipador e fundamental e por isso adoramos ensinar e falar sobre o que sabemos e aprender com as interações que daí advenham.

Cândida Ramos

Cândida Ramos

Bióloga e Mestre em Ecologia e Ambiente

Cândida Ramos, bióloga, mestre em Ecologia e Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente bolseira de investigação no projeto PolinizAÇÃO pela Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, onde se dedica ao estudo e divulgação dos insetos polinizadores em Portugal.
Eva Monteiro

Eva Monteiro

Bióloga | Associação Tagis

Eva Monteiro, bióloga, doutorada em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade de Salamanca e vice-presidente da associação Tagis.
Tem-se dedicado ao estudo, conservação e divulgação de diversos grupos de insetos portugueses.
 
Miguel

Miguel Silva

N.A.E.C.

Nascido em 1981, fez formaçäo em artes-plásticas, sobretudo de forma autodidactica, onde se dedicou à Pintura e à Gravura durante mais de uma década.

O apelo da Terra e do conhecimento profundo sobre os elementos fizeram-no olhar para as Paisagens como telas de co-criaçäo, ao que se têm dedicado durante os ultimos 15 anos.

Apaixonado por Árvores de Fruta, mas também pela Horticultura e pelos sistemas Florestais, têm aprendido atravez do empírico conhecimento do fazer e do observar. Teve a sorte de viajar durante anos pela América Central, Caraíbas e América do Sul, a par da Peninsula Ibèrica e da Europa, onde viu e aprendeu sobre sistemas e abordagens tão diversas no cultivo com a Terra que vão desde a Antroposofia, a Agrofloresta, os Métodos ancestrais Andinos, métodos de cultivo nas florestas húmidas tropicais, as Agroflorestas Íbericas, etc...

Co-criador do N.A.E.C. trabalha com Manuel Martins no projecto de implementaçáo de Pomares Resilientes, Raiz Nativa, e nos Pomares de Experimentação,e é actualmente consultor permanente em Horticultura e Fruticultura na empresa biodinâmica Aphros Wine.

Colabora desde 2011 com a Ass.de Sementes Tradicionais, Colher para Semear, assim como com a Ass.Prados de Luya em Valladolid nas temáticas da Fruticultura e da Horticoltura.

É Co-fundador da Assocciaçáo Rural Vivo(ruralvivo.org), onde actualmente participa como mediador social e co-produtor de programas de Residências Artisticas de foro Comunitário.

Annie McIntyre

Herbalista Clínica

Sempre fui apaixonada por todas as coisas relacionadas com ervas! Há mais de 40 anos que exerço a minha atividade clínica como especialista em ervas medicinais e também tenho formação em massagem, aromaterapia, homeopatia, aconselhamento e medicina ayurvédica.

Dirijo um consultório movimentado a partir da Artemis House em Cotswolds, integrando o herbalismo ocidental e a Ayurveda nos meus cuidados com os pacientes e na prescrição de ervas. Tenho dado muitas palestras sobre fitoterapia e Ayurveda no Reino Unido, na Europa e na América, dou cursos na Artemis House e faço passeios guiados com ervas pelo meu jardim em espiral, que representa uma viagem pela vida de uma mulher expressa através das ervas.

Escrevi vários livros sobre medicina herbal e Ayurveda, incluindo Healing with Flowers, The Complete Woman's Herbal, Healing Drinks, Herbal Medicine for Children: Western and Ayurvedic Perspectives, The Complete Herbal Tutor, The Ayurveda Bible e Dispensing with Tradition: A Guide to using Indian and Western Herbs the Ayurvedic Way.

Sou membro do National Institute of Medical Herbalists, membro do College of Practitioners of Phytotherapy e membro da Ayurvedic Professionals Association.

Carmen García Donoso

Carmen García Donoso

Herbalista | Herbanostra

Como arquiteta de formação, encontrei inesperadamente a minha verdadeira vocação no mundo das plantas em 2013, na "Heilpflanzenschule" Alcimia, em Berlim, onde embarquei na minha viagem ao Herbalismo.

 

Esta paixão recém-descoberta tornou-se uma força cativante, levando-me a explorar ainda mais o reino da alquimia das plantas sob a orientação de José Medeiros em Mafra, Portugal, a aprofundar a Botânica para a Humanidade na Universidade da Extremadura, em Espanha, e a avançar com os meus estudos em Herbalismo na Herbal Academy com sede em Bedford, EUA, onde estou atualmente a completar os meus estudos avançados de herbalismo.

 

Desde 2018, tenho-me dedicado de todo o coração ao Herbalismo educacional, conduzindo workshops, cursos e visitas guiadas de ervas para a identificação de ervas selvagens medicinais e comestíveis para pessoas de todas as idades na comunidade da Extremadura em Espanha.

 

O meu amor pelo entrelaçamento de diversas culturas é evidente na minha formação. Embora espanhola de nascimento, vivi na Alemanha e em Portugal, onde desenvolvi um profundo apreço pelas suas culturas herbáceas distintas.

Nos meus esforços educativos, misturo perfeitamente o conhecimento tradicional das plantas com as mais recentes publicações científicas, apreciando o privilégio de recolher a sabedoria herbal ancestral dos meus queridos participantes.

Contribuí com a minha experiência para instituições como a Universidade Popular de Badajoz, escolas e autoridades municipais da Extremadura.
Desde 2020, dirijo a plataforma online www.herbanostra.net, com o objetivo de divulgar o conhecimento das plantas além-fronteiras e de estabelecer ligações com entusiastas de todo o mundo.

Fátima Pereira

Fátima Pereira

Projeto Cooking Around

Fundadora do projeto Cooking Around, que tem como missão proporcionar ferramentas para uma alimentação mais consciente, inclusiva e ecológica;

 

Apaixonada pelo fascinante mundo das ervas silvestres tem vindo a trazer-las cada vez mais presentes na sua cozinha de forma a que cada vez mais pessoas conheçam e respeitem as ervas que nos rodeiam.

a nossa visão do festival

Foi assim a 1ª Edição do Herb Fest Portugal em 2023! 

Bilheteira Aberta

Garante já o teu lugar!

SUBSCREVA PARA SABER AS NOVIDADES​

* indicates required

O Herb Fest Portugal é organizado por Satya Kaur &

KARAM KRIYA SCHOOL.

Detalhes do festival

Copyright © 2024 by Herb Fest Portugal

pt_PTPT