O Programa vai ser revelado conforme for confirmado.
Conjugar a fertilidade consciente com a nutrição e a fitoterapia.
Educar as mulheres a perceber os seus ciclos e de que forma irão parar e nos levar até à menopausa.
Conheça 10 plantas medicinais que todas as pessoas que vivem em Portugal devem conhecer pelo menos um pouco, pois são muito comuns e extremamente úteis.
Os participantes têm a oportunidade de conhecer as plantas e aprender a identificar, colher/criar, fazer e tomar cada um destes maravilhosos aliados como remédio.
Sentir-se-á inspirado para começar um boticário em casa!
Propõe-se em formato lúdico aprender sobre as semelhanças entre espécies das mesmas famílias botânicas e as suas propriedades medicinais.
Juntos preparemos extractos medicinais com algumas das plantas para as usarmos como companheiras em qualquer altura.
Usando a abordagem holística de Goethe, aplicamos a contemplação, a expressão artística e a degustação de chá ao encontro de uma planta viva a um nível profundo.
Discutirei factores que afectam a boa digestão e o papel central que a flora intestinal desempenha na nossa saúde global.
Consideraremos medidas que podemos tomar para melhorar a nossa saúde intestinal utilizando dieta, ervas e especiarias para melhorar e assim melhorar a nossa energia, vitalidade, imunidade, fertilidade e joie de vivre.
Juntarmo-nos e a caminharmos na natureza, em silêncio, dando a possibilidade aos nossos sentidos de estarem ativos e atentos ao que nos rodeia.
Deixarmo-nos ser guiados pelas plantas espontâneas da flora local, dar-lhes a nossa atenção, recolhê-las com respeito e trazê-las para um local onde juntos iremos construir uma mandala.
Partindo do centro para fora, dando asas à espontaneidade da criação que surgir, dedicaremos este trabalho à Mãe Terra.
Vamos explorar, preparar e provar ervas e cogumelos medicinais que podem melhorar a nossa resposta ao stress, aumentar os nossos níveis de energia, tratar a fadiga e o esgotamento, aumentar a nossa resposta imunitária e regular as hormonas. Soa demasiado bom para ser verdade?
Estas espantosas ervas são bem estudadas e altamente eficazes como Ginseng Siberiano, Suma, Schisandra, Astragalus, He Shou Wu, Ashwagandha, Shatavari, Dong Quai, e Rhodiola, incluindo cogumelos medicinais como Cordyceps e Reishi.
Todos eles são tradicionalmente tomados para fortalecer o nosso corpo, e para a prevenção e tratamento. Deixará este workshop inspirado e capacitado com conhecimentos práticos, capaz de implementar imediatamente estas ervas na sua rotina diária.
(obs: Este atelier é adequado para níveis experientes e principiantes de Herbalismo).
O Fígado “rege o fluxo suave das emoções” e estagna facilmente quando os desejos não preenchidos e a gratificação retardada se tornam a norma. Este sentimento de descontentamento tem sido acelerado desde que as redes sociais e a Internet se tornaram parte integrante das nossas vidas.
Ao mesmo tempo, o Baço e o sistema digestivo em geral é colocado sob pressão por escolhas alimentares pobres, alimentação emocional, excesso/sobrealimentação e constante análise e ruminação. Estes 2 factores aparentemente inocentes começam a semear as sementes de muitos problemas de saúde modernos.
Com o tempo, esta espiral negativa, que começa no centro do corpo, vai-se desenvolvendo para afectar todos os outros sistemas de órgãos.
Vamos juntar-nos numa viagem para ver como a medicina herbal pode ter um impacto profundo e duradouro ao parar este ciclo e devolver-nos a um estado de paz e harmonia.
Aula em movimento sobre a importância das ervas espontâneas na medicina herbal, na cozinha, na nossa horta e nos ecossistemas.
Reconhecer e valorizar o que é nosso, usos e tradições das plantas medicinais em Portugal.
No panorama atual onde as temáticas do aquecimento global e da sustentabilidade são preocupações emergentes há que focar a nossa atenção nos recursos disponíveis à nossa volta.
Por vezes é bem mais atraente ceder às estratégias do mercantilismo da saúde natural e nas 1001 promessas de alguns dos produtos “naturais” que por aí se vendem.
Mas será que não existem alternativas mais locais? Mais sustentáveis?
Sim, basta explorarmos e educarmo-nos acerca das plantas que crescem à nossa volta. A Natureza enquanto força inteligente coloca à nossa disposição aquilo que necessitamos para uma vida saudável e plena.
Nesta tertúlia vamos falar de alguns exemplos de plantas exóticas e produtos naturais que poderiam muito bem ser substituídos por alternativas de origens humildes, mas poderosas
Saiba mais sobre estes poderosos medicamentos vegetais que crescem à nossa volta como o tomilho, a hortelã, o alecrim, a salva e os orégãos.
Vamos explorar a terapêutica e discutir formas práticas de trabalhar com a terapêutica destes queridos e saborosos aliados herbáceos.
Aprender como estas fabulosas ervas podem ajudar a prevenir doenças inflamatórias crónicas e podem ser facilmente preparadas para nos apoiar numa grande variedade de situações agudas de SOS.
O poder curativo das flores permeia todos os aspectos das nossas vidas.
As flores ajudam-nos a marcar cada evento e cerimónia desde o nascimento até à morte e trazem-nos alegria e consolo ao longo dos anos.
Elas têm inspirado poetas, autores e artistas e vêm simbolizar toda a gama da experiência humana.
Sentir-se no limite, stressado e ansioso, ter problemas de concentração ou memorização, oscilações de humor, depressão, dores de cabeça, enxaquecas e insónia são alguns dos sintomas causados pelo nosso estilo de vida moderno e stressante.
Neste workshop, aprenderemos a reequilibrar o nosso sistema nervoso, alimentar o nosso cérebro com ervas, dieta, e suplementação correcta para um maior bem-estar e funcionamento. Iremos preparar e provar ervas de origem local, bem como da Ayurveda e da Medicina Tradicional Chinesa, como Gotu Kola, Ashwagandha, Tulsi, Rhodiola, Gingko, Valeriana, Noz Moscada, Curcuma, Kava e Alfazema.
Os participantes criarão o seu próprio protocolo de saúde pessoal, e aprenderão de forma prática como preparar e tomar ervas como chá, decocções, pós, cápsulas, e tinturas. Deixarão este workshop inspirados e capacitados com conhecimento e capazes de o pôr em prática imediatamente.
(obs: Este workshop é adequado para níveis experientes e principiantes de Herbalismo).
Caminhada pelo espaço da Herdade, incluindo as zonas onde interviu e semeou Ernest Gotsh (criador da agricultura sintrópica).
Passearemos pelo terreno, interpretando a sucessão, as condições do solo, os estratos e os ciclos das plantas.
Tentando identificar as dinâmicas da natureza na paisagem, no lugar e no coração.
Esta é uma conversa mediada pela Healing Forest Portugal entre dois amigos que crescerem nos arrabaldes de Montemor-o-Novo e o público presente.
Vivendo no campo, aprenderam por experiência própria, com os seus avós e também com o Mestre Salgueiro e o Xico Virtuoso a arte de conhecer as plantas curandeiras.
Há cerca de duas gerações atrás era um privilégio ir ao médico. Comprar medicamentos mais ainda. O povo confiava nos curandeiros locais, mais conhecidos por virtuosos, que faziam benzeduras e mezinhas para curar os males.
Estes dois amigos são herdeiros do conhecimento antigo e popular que aos poucos se tem vindo a perder.
Durante a conversa vamos ouvir diversas histórias e de como o próprio povo praticava a resiliência. As plantas silvestres vão estar presentes e os mestres vão partilhar as suas diferentes aplicações.
Esta conversa será mediada por Raquel Shakti, uma amiga que aprende e partilha bons momentos com estes dois amigos: Mestre Abelha e Miguel dos Santos.
Criação de um canteiro medicinal/jardim farmácia, onde falamos da importância das sementes, das relações entre plantas e pomos mãos na terra.
Como os animais utilizam as ervas na natureza e o que podemos aprender com isto.
Como utilizar óleos essenciais, hidrossóis e ervas para o bem-estar dos animais.
Nesta Caminhada aberta a todas as idades vamos identificar as plantas e os seus habitats através da observação e do desenho.
Cada participante desenhará um livro que será uma história única dos locais que visitaram na Herdade.
Comunicação, integração e transformação.
Na atividade sobre Plantas no Pós-Parto iremos incorporar a sabedoria ancestral das plantas medicinais em preparações práticas para te trazer conforto, nutrição e integração de todas as alterações comuns que sentimos no pós-parto.
O processo de criarmos as nossas próprias alquimias para nós ou oferta é muito mágico, empoderador e resgata uma conexão e consciência muito grande nesta relação connosco mesmas enquanto espelho da relação com a mãe terra.
Algumas das receitas que iremos exemplificar são o banho de assento e o óleo regenerador.
Para além do alívio que estas alquimias te poderão trazer nos vários desafios, são também uma equipa de plantas doulas a suportar dimensões de nós mais subtis que poderão processar a um ritmo diferente do corpo, todo o renascimento que acontece nesta fase.
Junta-te a nós neste caminho de regresso a casa, ao nosso corpo e coração, onde nos iremos maternar com o abraço sanador da natureza.
O Fígado “rege o fluxo suave das emoções” e estagna facilmente quando os desejos não preenchidos e a gratificação retardada se tornam a norma. Este sentimento de descontentamento tem sido acelerado desde que as redes sociais e a Internet se tornaram parte integrante das nossas vidas.
Ao mesmo tempo, o Baço e o sistema digestivo em geral é colocado sob pressão por escolhas alimentares pobres, alimentação emocional, excesso/sobrealimentação e constante análise e ruminação. Estes 2 factores aparentemente inocentes começam a semear as sementes de muitos problemas de saúde modernos.
Com o tempo, esta espiral negativa, que começa no centro do corpo, vai-se desenvolvendo para afectar todos os outros sistemas de órgãos.
Vamos juntar-nos numa viagem para ver como a medicina herbal pode ter um impacto profundo e duradouro ao parar este ciclo e devolver-nos a um estado de paz e harmonia.
Aula em movimento sobre a importância das ervas espontâneas na medicina herbal, na cozinha, na nossa horta e nos ecossistemas.
Reconhecer e valorizar o que é nosso, usos e tradições das plantas medicinais em Portugal.
Junte-se a Olivia Fite, herbalista clínica & mãe de 2, para uma sessão divertida, informativa & prática sobre como trabalhar com doenças comuns da infância usando ervas e remédios caseiros.
Ela partilhará consigo alguns remédios à base de ervas fáceis de fazer e fáceis de encontrar aliados de ervas que todos os pais devem ter à mão.
Discutiremos também como a dosagem e a forma medicamentosa tendem a mudar quando se trabalha com os mais pequenos.
Neste workshop, levar-vos-ei numa Viagem Herbal, um passeio pela paisagem circundante para vos familiarizar com as espécies locais. Abram os vossos sentidos e mergulhem no mundo infinito das plantas medicinais e aromáticas.
Juntos, aprenderemos o básico sobre colheita sustentável e recolheremos amostras de algumas plantas, depois de termos aprendido a identificar as principais ervas medicinais. Depois, descobrirá a prática ancestral da defumação: uma forma simples, local e sustentável de incenso. Finalmente, elaboraremos os nossos próprios raminhos de ervas que teremos colhido durante a Caminhada.
No final do workshop, os participantes sentir-se-ão habilitados a fazer os seus próprios raminhos de ervas com as plantas locais disponíveis, com consciência de como interagir de forma sustentável com o seu ambiente. Além disso, cada participante levará para casa um pacote, bem como as amostras restantes das várias plantas recolhidas durante a caminhada.
O diagnóstico da língua e do pulso são as pedras angulares da Medicina Tradicional Chinesa.
Durante este workshop totalmente interactivo, passaremos algum tempo a sentir os pulsos uns dos outros e a olhar uns para os outros para começarmos a mapear ferramentas simples de diagnóstico que podemos utilizar para nos diagnosticarmos a nós próprios e aos outros.
Os 5 elementos de uma planta.
As qualidades das plantas (rasa, vyria, vipaka, prabhava)
Uma aplicação ilustrada da astrologia médica a um caso de alguém que sofre de SFC – Síndrome de Fadiga Crónica e Fibromialgia. A partir desta abordagem, seguimos a demonstração de diagnóstico em profundidade, compreensão das tendências constitucionais e temperamentais e das ervas mais apropriadas para usar de acordo com o governo planetário.
Discutirei factores que afectam a boa digestão e o papel central que a flora intestinal desempenha na nossa saúde global.
Consideraremos medidas que podemos tomar para melhorar a nossa saúde intestinal utilizando dieta, ervas e especiarias para melhorar e assim melhorar a nossa energia, vitalidade, imunidade, fertilidade e joie de vivre.
Conversa aberta sobre observação de padrões da natureza e a sua aplicação num design regenerativo para humanos.
Como cultivar (viver) de acordo com os padrões da natureza…
Prova de Tintura Cega: uma Experiência Experimental para Descobrir a Personalidade das Plantas.
Conheça a sua medicina através da prática de prova de tintura cega. Esta sessão é uma oportunidade para as pessoas descobrirem a personalidade e a energia da medicina vegetal através da degustação. Iremos explorar a energia da medicina vegetal através da prova cega de uma única gota de algumas tinturas.
Trabalhando com um parceiro, cada pessoa tem a oportunidade de centrar a sua personalidade e depois provar uma única gota de uma erva misteriosa. Depois de cada pessoa ter a sua própria experiência da energia ou mensagem que a planta traz até si, reunimo-nos e comparamos notas enquanto os medicamentos são revelados.
Saiba mais sobre estes poderosos medicamentos vegetais que crescem à nossa volta como o tomilho, a hortelã, o alecrim, a salva e os orégãos.
Vamos explorar a terapêutica e discutir formas práticas de trabalhar com a terapêutica destes queridos e saborosos aliados herbáceos.
Aprender como estas fabulosas ervas podem ajudar a prevenir doenças inflamatórias crónicas e podem ser facilmente preparadas para nos apoiar numa grande variedade de situações agudas de SOS.
Usando a abordagem holística de Goethe, aplicamos a contemplação, a expressão artística e a degustação de chá ao encontro de uma planta viva a um nível profundo.
Após esta introdução, os participantes sairão e escolherão uma planta e tentarão usar o maior número possível das 12 Janelas para conhecer a planta e criar um retrato da mesma.
Podem usar desenho, escrita, ou qualquer outro meio criativo para interagir com a planta e conhecer a planta.
Caminhada pelo espaço da Herdade, incluindo as zonas onde interviu e semeou Ernest Gotsh (criador da agricultura sintrópica).
Passearemos pelo terreno, interpretando a sucessão, as condições do solo, os estratos e os ciclos das plantas.
Tentando identificar as dinâmicas da natureza na paisagem, no lugar e no coração.
Workshop de aprendizagem sobre como apoiar e fortalecer o nosso sistema imunitário com ervas.
Olhando globalmente para o nosso sistema imunitário através dos olhos da herbalista clínica Daisy Mae, que tem mais de 20 anos de prática clínica.
Partilhando os grandes benefícios de olhar para qualquer situação através de um ponto de vista físico, emocional e espiritual.
Explorando as muitas formas diferentes que podemos administrar e trabalhar com os medicamentos fitoterápicos e assumir a soberania da nossa saúde.
Conheça os palestrantes do Herb Fest Portugal
Business Manager
Expert Trader
CEO Talkyu
7050-705 Foros de Vale Figueira,
Portugal