Conheça o nosso painel de oradores.
Em actualização conforme a confirmação dos oradores.
Formadora | Parteira | Celebrante
Autora | Herbalista
Herbalista Clínica
The Herbal Path
Herbalista e Artista
Bloom Sativum
Bióloga e Herborista |Anima Botanica
Chefe de Cozinha Natural
Hortalice
Coordenadora de projectos sociais e ambientais
Herbalista Clínica
Collective Wonder Herb School
Herbalista Clínica
Naturopata e Acupuntor
Engenharia Biológica e Formadora | Sentidos da Terra
Biólogo e Agricultor Regenerativo
Nutricionista | Fitoterapeuta | Naturopata
MTC e Herbalista
Naturopatia | Medicina Integrativa
Escultor e Ceramista
7 irmãs
Desde 2018 a Lilian e as suas "7 Irmãs" desbravaram um trilho antigo com o objetivo desenvolver e promover o renascer da cultura do Cânhamo Português.
A partir do próprio cultivo em escala pequena transformamos a planta com técnicas artesanais numa variedade de produtos, com foco de sempre aproveitar dos benefícios da planta inteira.
7 Irmãs é um projeto colaborativo, que se expandiu lentamente garantindo cada vez mais acesso a cânhamo português para que haja cada vez mais produtores unidos aumentando a área de cultivo para 500ha de Canhamo em Portugal em 2025.
Herbalista
Herbalista
Agrónoma e Aromaterapeuta
Alquimista Espagírico
Médica | Herbalista | Doula
Biólogo e Agricultor Regenerativo
Bióloga e Herbalista
Artista e Terapeuta
Terapeuta de Florais de Bach
Arquitecta e Ilustradora
Engenheira Biológica
Designer de Comunicação e Ilustradora
Naturopata e Aromaterapeuta
Apaixonada pela Natureza tem por base do seu trabalho a Ervas Finas, projeto da sua autoria que criou em 2005 e que assume como o seu ‘Laboratório vivo’ para a promoção da Biodiversidade Vegetal com Valor Alimentar.
Com formação em Agronomia e Arquitetura Paisagista dedica-se ao design e acompanhamento de ‘Ecossistemas Produtivos’ ou ‘Jardins Agroflorestais’, segundo princípios permaculturais, desenvolvendo projetos de uma forma holística, geradores de valor e diferenciação.
Pela importância que atribui à permanente aprendizagem e partilha de conhecimento, reserva grande parte do seu tempo às ações pedagógicas relacionadas com as suas áreas de interesse, quer como aprendiz, quer no papel de formadora. Uma das áreas que mais explora é a utilização da Biodiversidade Vegetal com Valor alimentar na construção de uma alimentação mais saudável e sustentável, fazendo demonstrações práticas que vão desde a conceção de ‘Jardins Produtivos’ à sua valorização no quotidiano humano, principalmente ao nível alimentar, guiando os formandos no aproveitamento dos ingredientes provenientes desses jardins na construção dos seus menus.
Mestre Tintureira
Formada em Biologia com Pós Graduação em Comunicação de Ciência, certificada em Design de Permacultura e Outdoor Learning, sou professora e Formadora nas áreas de Sustentabilidade e de Hortas em Permacultura.
Apaixonada por fotografia e pela Natureza, e desde sempre habituada a construir herbários com alunos, abriu-se um mundo novo quando descobri as técnicas de fotografia alternativa originárias do séc. XIX. A antotipia e especialmente a cianotipia têm-me permitido criar imagens das plantas a um ritmo lento e dependente de algumas variáveis, o que leva a que cada fotografia final, seja única.
Todas as etapas destas técnicas são manuais, desde a colheita da planta, a sua preparação, a impressão da imagem no papel, tecido ou outro suporte, até à revelação final.
Fernanda Botelho estudou plantas medicinais na Scottish School of Herbal Medicine.
Viveu 17 anos em Inglaterra onde fez formações em Botânica , Fitoterapia e Pedagogia. .Tem o curso de guia de jardim Botânico da Universidade de Lisboa
É colaboradora do programa Eco escolas .É autora de uma coleção de livros infantis “Salada de Flores”, “Sementes à Solta” e “Hortas Aromáticas. Publica anualmente desde 2010 uma agenda de Plantas medicinais, escreveu “Uma mão cheia de Plantas que curam” e “As Plantas e a saúde”. “Ervas que se Comem”, “Flores que se comem” “Plantas do Mundo”
Organiza passeios e workshops de reconhecimento de plantas a convite de várias associações, escolas e municípios. É uma das fundadoras do grupo Sintra sem Herbicidas. Participa em Blogues e revistas e é convidada regular da RTP. Gosta de fotografar, escrever e comunicar.
Sofia Máximo, residente em Torres Vedras, tem preocupações ambientais desde cedo e dedica-se a diversos projetos sociais. Formada em Turismo e Património, apaixonou-se pela alimentação consciente e saudável, assim como pelas ervas espontâneas.
A sua formação em permacultura reforçou a sua visão do mundo e, enquanto membro da Zero Waste Youth Portugal, Ecomood e do comité Herbfest, partilha ações no âmbito da sustentabilidade em escolas, instituições e diversos eventos.
Sou a Alice Cadina, Chef especialista em Gastronomia Funcional à base de vegetais, Capacitada em Ginecologia Natural, estudante de herbalismo e idealizadora marca Hortalice.
Trago influências da alimentação Ayurveda e herbalismo na minha forma única de cozinhar. Meus pratos trazem a potência, cores e sabores dos vegetais e o uso das plantas é cuidadosamente pensado, considerando suas propriedades medicinais e o respeito aos ciclos da natureza.
Minha missão é servir saúde em cada refeição. A marca Hortalice foi criada para colocar em prática todas essas habilidades e cuidar das pessoas. Às vezes cuidando com alimentação, às vezes com terapias naturais - que quase sempre envolvem comida. Hoje Hortalice é uma plataforma com a missão de espalhar saúde e práticas de alimentação consciente pelo mundo.
Acredito que minha profissão também é uma forma de desenvolvimento pessoal e minha paixão é cozinhar em retiros pelo mundo que estejam alinhados com meus propósitos.
7Rita Roquette, vive e trabalha em Lanheses, Alto Minho, é herbalista, artista e educadora.
Formada em Design de Comunicação e Editorial, desde cedo fez da botânica temática de eleição e de 2010 a 2018 estudou com vários herbalistas nos EUA onde tirou o curso de Herbalista Profissional na East West School of Planetary Herbology.
Em 2011 iniciou o Bloom Sativum e oferece experiências directas com a culinária silvestre, as aplicações medicinais e os ofícios com plantas espontâneas.
É autora do Guia Artesanal das Plantas Selvagens, do Caderno de Receitas Espontâneas e edita regularmente cadernos sobre herbalismo e o mundo vegetal.
Organiza voluntariados e visitas de estudo florestal pela Reflorestar Serra de Arga e que colmata com actividades de Forest School para os mais novos. Actualmente também gere o CRIA - viveiro agroeclógico e oferece consultoria em projectos de paisagismo.
A Satya é natural de Lisboa, mas viveu metade da sua vida em Londres, no coração da Comunidade Sikh.
Em 1979 graduou-se em Geografia no King´s College London em 1994 diplomou-se em Midwifery no Middlesex University.
Ela é co-fundadora da Escola Internacional de Karam Kriya, do Ashram Ram Dass Guru em Sintra, do Postnatal Support Network e do Herb Fest Portugal.
Foi parteira durante 9 anos e actualmente promove o empoderamento da maternidade através da formação “The Mother´s Journey” e da formação de Doulas Pós-parto e Pós-aborto.
É professora credenciada de Kundalini Yoga conforme ensinado por Yogi Bhajan. Há 40 anos que ensina e actualmente é formadora de instrutores de Kundalini Yoga. É autora dos livros “Yoga, Kundalini & Eu” 2011 e “Postnatal Herbs” 2024.
A sua prática de herbalismo medicinal só se manifesta nos últimos 8-10 anos.
Estudei na Escola de Medicina à Base de Plantas, East Sussex, e obtive um Certificado em Medicina à Base de Plantas em 1995, quando me tornei um MNIMH.
Antes disso os meus estudos académicos incluíam BSc (Hons) Pharmacology & MSc Plant Chemistry & Pharmacology.
Fui co-fundadora da Scottish School of Herbal Medicine em 1992 e fui Directora de Investigação até que os cursos de BSc & MSc fecharam em 2010.
A minha prática está em constante evolução e tem sido informada pela abordagem energética às ervas (Ayurveda & Medicina Humoral); Goethean Science e, mais recentemente, Medical Astrology.
As minhas consultas assemelham-se mais a um workshop individual, com duração de 3-4 horas, incluindo Artoterapia, história completa de casos, interpretação de cartas natais, introdução do paciente a plantas vivas no jardim apropriado para eles, mostrando-lhes como colher as suas ervas e estar envolvido na sua preparação médica (por exemplo, misturar chá de ervas e infundir a sua intenção).
A minha clínica encontra-se numa quinta de ervas rurais com diferentes áreas cultivadas e áreas que oferecem ervas da colheita selvagem que ajudam a armazenar o meu dispensário.
Sou Bióloga e uma apaixonada pela Natureza e o mundo das plantas.
Em 2001 iniciei o meu percurso como recolectora de plantas medicinais numa associação de montanha, no Sul de França, onde elaborávamos óleos essenciais e preparações à base de plantas.
Em 2005, formei-me em França como Fitoterapeuta Ayurvédica e tenho um Laboratório de Herboristeria, onde elaboro fórmulas à base de plantas.
Em 2013 fui membro fundador de um Centro de Educação Ambiental, com o qual colaboro desde então como formadora e coordenadora.
Em 2017 fundei a empresa Anima Botanica, onde englobo todos os serviços e produtos associados às Plantas e à Educação Ambiental.
Olivia Fite é uma herbalista clínica e fundadora da Collective Wonder Herb School.
É graduada em Master of Science em Herbalismo Ocidental pela Maryland University of Integrative Health (antiga Tai Sophia).
Depois de se formar, geriu um espaço clínico e um boticário de ervas em Baltimore durante 5 anos antes de se mudar para Portugal em 2018.
Olivia dedica-se a abrir as portas para as maravilhas e a sabedoria das plantas medicinais como educadora e clínica. Para além de ser mãe, a sua maior alegria é testemunhar a transformação que o estudo das plantas medicinais traz à vida dos seus alunos.
Formada em Engenharia Biológica, Mestrado em Química Alimentar e Doutoramento em Fitoquímica.
Paralelamente à minha atividade académica desenvolvi estudos na área da Agricultura Biológica, Culinária Macrobiótica Vegana, Massagem Ayurvédica, Saboaria Natural e Aromaterapia.
Fui co-fundadora da marca NaturSense - Cosmética Natural (2014-2021) sediada na cidade de Lençóis (Chapada Diamantina, Bahia, Brasil) onde vivi durante 10 anos. Lancei em 2020 o “Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina - Volume I”. Regressei a Portugal em 2021, e fundei a marca Sentidos da Terra em 2023, um projeto que apoia as pessoas a viverem com mais autonomia e autenticidade em conexão à Natureza.
Sou formadora no âmbito do herbalismo e cosmética natural desde 2017.
Anne McIntyre has been in clinical practice working as a medical herbalist for over 40 years, having also trained as a remedial masseuse, aromatherapist, homeopath, counsellor and Ayurvedic practitioner.
She runs a busy practice from Artemis House in the Cotswolds and for over 30 years she has incorporated Ayurvedic philosophy and medicine into her clinical practice, producing a unique integrated approach to the care of patients and prescription of herbs. Anne is the author of many books on herbal medicine and Ayurveda including Healing with Flowers, The Complete Woman’s Herbal, Healing Drinks, Herbal Medicine for Children: Western and Ayurvedic Perspectives, The Complete Herbal Tutor, The Ayurveda Bible and Dispensing with Tradition: A Guide to using Indian and Western Herbs the Ayurvedic Way. Anne’s home at Artemis House in the rural Cotswolds in England is the site of a beautiful spiral herb garden which she uses for tours and teaching – and which has been featured on BBC’s Gardener’s World!
Alongside her busy practice she lectures widely on herbal medicine and Ayurveda in the UK, Europe and America and runs in-person courses from Artemis House, as well as regular herb walks in her garden. Anne is a Fellow of the National Institute of Medical Herbalists, a Member of the College of Practitioners of Phytotherapy, and a Member of the Ayurvedic Professionals Association.
Naturopata, acupuntor, músico e compositor.
Dedicou 20 anos da sua vida a formar naturopatas e a ensinar às pessoas os benefícios da utilização das Plantas Medicinais na sua saúde.
Ao longo destas anos divulgou este conhecimento de várias formas, desde publicação de livros de Plantas Medicinais, presença em programas de televisão e rádio, partilhas nas redes sociais, retiros, caminhadas e festivais.
Divulga a sua música através de alguns projetos musicais tais como Migna Mala, Puracura e em nome próprio.
A Irene Miranda @dalua.irene é a alquimista por trás dos remédios naturais de Da Lua Herbals. Também organiza uma variedade de eventos tais como oficinas, retiros e círculos de mulheres.
Unindo a sabedoria do herbalismo popular, conhecimentos ancestrais, ofícios manuais e princípios regenerativos, a visão poética de Irene inspira-nos a viver mais ligados à natureza e às nossas raízes.
No Oeste, ela cuida da @casa.vermelha.v : uma horta medicinal e alimentar, um espaço de eventos criativos, mas sobretudo, um acolhedor lar à beira-mar.
Biólogo e Agricultor Regenerativo
Biólogo dedicado à Regeneração do Solo através da Agrofloresta
Nascida e criada entre as neblinas do Tâmega e do Ovelha, cresci a sentir o verdejante da paisagem e a imponente presença das Serras do Marão e da Aboboreira.
As ervas daninhas tornaram-se a minha paixão e com o meu companheiro viajamos por Portugal, vivendo na Serra da Estrela, Alto Alentejo e Trás-os-Montes, utilizando cada vez mais na nossa saúde e alimentação as plantas.
Fiz um curso avançado em Fitoterapia e Plantas Medicinais e outro em inglês Mastering Herbal Formulations, para além de vários cursos mais pequenos e muitos livros! Neste momento estou a estudar Naturopatia!
Entre juntar a arte que me alimenta a alma e as plantas que me alimentam não só a alma como o corpo e o espírito também, sou mãe, mulher, agricultora e mais recentemente tenho-me dedicado a partilhar o meu trabalho e a sabedoria das plantas no Instagram e através de ebooks e cursos online que facilito. Para além disso tenho também desde 2017 guiado caminhadas de identificação de plantas e facilitado oficinas presenciais de preparações herbais!
Formado em biologia da conservação, interessou-se cedo pelo impacto determinante que a agricultura tem nos solos e na biodiversidade.
Trabalha com agroecologia e agrofloresta no Burkina Faso, Mali, Benim, Senegal, Gana, Marrocos, Tunísia e Turquia.
Creio que o contacto que tive na infância com a natureza e as várias atividades e brincadeiras que os meus pais me proporcionaram enquanto criança, um dia em adulta ressoou em mim, quando tive a oportunidade de trabalhar com as plantas aromáticas.
Licenciada em Ciências Agrárias, formada em plantas terapêuticas e aromaterapia. Desde há uns anos que trabalho na produção de plantas aromáticas. Faço a partilha dos meus conhecimentos através de formações, workshops, caminhadas pela natureza com identificação de plantas e venda dos meus produtos. Dou aos que me ouvem aquilo que um dia tive oportunidade, sorte e privilégio de receber.
Sou uma apaixonada por plantas e a natureza. As plantas campestres são as que mais me fascinam.
Nascido em Mendoza, Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, Luciano Stella promove o Sumaj Kausay ou Bom Viver a partir da cosmovisão andina.
Fundador, em 2016, da Alquimia Andina, um laboratório-escola de espagiria vegetal com sedes em Mendoza, Argentina, e Sintra, Portugal, onde são exploradas e desenvolvidas técnicas para o uso sustentável e eficaz das plantas.
Atualmente, aprofunda seus estudos em diagnóstico e fitoterapia oriental e ocidental na ESCMTC de Lisboa. Sua trajetória o levou por Argentina, Brasil, Europa, Sibéria e Mongólia, explorando práticas de cura ancestral e compartilhando o poder transformador das preparações herbais.
Catarina (Portugal-Brasil) é médica (Universidade Nova de Lisboa) e herbalista, tendo estudado o uso de ervas com herbalistas tradicionais e contemporâneos da Europa, EUA, México, Belize, Peru, Guatemala e outros territórios.
Vive no México há mais de 12 anos, onde participou em vários movimentos e organizações relacionadas com a ecologia, a cultura indígena, os direitos das mulheres e a proteção da água, tendo também aprendido com as culturas mexicana e lakota a arte do sweatlodge, ou temazcal.
É doula e estudou com várias parteiras tradicionais do México. Atualmente vive no sul de Portugal onde acompanha as mulheres nos seus processos de saúde geral, fertilidade, parto, pós-parto e luto.
Atriz, Bailarina, Artista, Terapeuta, facilitadora de processos de autoconhecimento através do corpo, do movimento e da arte.
Filha do norte lusitano, a viver em Vila Meã . Aprendiz de Herbalismo, artes, ofícios e medicinas ancestrais portuguesas.
Amante e entusiasta da natureza, é licenciada em Biologia e dedica-se ao estudo do mundo natural.
O seu foco abrange uma vasta gama de estudos sobre plantas, incluindo energética, matéria médica e fabrico de medicamentos.
Sou Nutricionista (C.P. 4300N)
Além disso, sou Naturopata e Fitoterapeuta formada em 2010 após 4 anos de estudos full-time, com sucessivas especializações em:
Fitoterapia para a Saúde da Mulher (Certified Women´s Herbal Educator) com a Dra Aviva Romm. Trabalho final sobre o uso da Fitoterapia na Fertilidade.
Fitoterapia Ocidental segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, Diploma curso de 3 anos pelo Instituto Van Nghi, com o Dr. Jeremy Ross e Dra. Tan Bleinroth.
Apoio nutricional à Fertilidade (curso Food as Medicine: Fertility and Pregnancy da Monash University).
Fisiologia menstrual (curso Psico-neuro-endocrino-imunologia da menstruação na Escola de Arte Obstétrica de Florença, Itália).
Apoio aos processos de gravidez, parto e pós-parto (formação OMS/Unicef de Conselheira de Aleitamento Materno. Doula com Michel Odent. Educadora Perinatal pela ONG Amigas do Parto).
Fertility Awareness Based Methods e Contracepção Natural, nomeadamente:
Sou Educadora de Natural Family Planning, com formação prévia em:
Fertility Awareness Based Methods (FABMs) for Women’s Health and Family Planning pela Fertility Appreciation Collaborative to Teach the Systems (FACTS).
Contraception: Choices, Culture and Consequences, Stanford University.
Criadora e coordenadora do Curso Saúde Integral da Mulher e da Escola Saúde Integral da Mulher.
Fundadora do projeto Cooking Around, que tem como missão proporcionar ferramentas para uma alimentação mais consciente, inclusiva e ecológica;
Na sua cozinha destaca o potencial das ervas silvestres na gastronomia mas também como poderoso recurso para promover a biodiversidade e a sustentabilidade alimentar.
Terapeuta de Florais de Bach
Nasci no Reino Unido em 1957.
O meu primeiro contacto com os florais de Bach foi há 41 anos, com o nascimento do meu primeiro filho. Ao ver os efeitos milagrosos nas crianças, comecei a aprofundar as essências florais.
Tive a incrível sorte de trabalhar ao lado do meu marido (Dr. Hans Groenendijk) durante mais de trinta anos na sua clínica.
Mais tarde, trabalhei com taças tibetanas e a combinação de flores com terapia sonora.
Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sequential Design/Illustration pela Universidade de Brighton, desde 2005 que publica livros como escritora/ilustradora para o público infanto-juvenil em Portugal e no Brasil.
Como acredita no compromisso entre arte, educação e natureza desenvolve experiências artísticas com várias comunidades em diversos países. Como arte educadora idealiza e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais, sociais, museus em Portugal e no Brasil.
Criou com Mário Rainha Campos, o projeto intercultural ENCONTROS e a coleção de livros POKA POKANI em Moçambique (livro Eva/Eva), no Brasil (livro Yara/Iara), na Índia, em Timor-Leste (livro Lya/Lia) e na Guiné-Bissau (livro em criação). Em 2020 publicou o livro BIG BANG BOOM! - Da Criação do Universo à Origem da vida. Entre 2020 e 2024 criou oficinas e ilustrações ao vivo para diferentes espetáculos e filmes ligados à temática da biodiversidade com materiais e técnicas naturais para criar e contar histórias!
Luiza Lacava é naturopata com experiência de atuação em Ginecologia Natural, fitoterapia, aromaterapia, iridologia e medicina ortomolecular.
Após iniciar a sua trajetória na medicina alopática, encontrou na medicina natural uma abordagem holística para o cuidado e a saúde.
É idealizadora do projeto familiar Antara Valley, que integra agricultura regenerativa com o uso terapêutico de plantas medicinais na prática clínica.
A sua abordagem terapêutica é fundamentada no cuidado holístico, com um carinho especial para a saúde da mulher.
Clinical Herbalist
Classical Chinese Medicine
Born in Scotland to a plant loving mother and an engineer father.
At 15 I knew I wanted to practice holistic medicine having read The Yellow Emperor's Classic of Internal Medicine in an early translation. After a time building houses, I trained and then started practicing acupuncture in 1982.
I've studied Chinese herbal medicine and then more specifically Classical Canonical Medicine with Arnaud Versluys. This tradition has its foundations in the Shang Han Za Bing Lun, the first purley clinical study written to reform corrupt practices in medicine around 200CE.
In my later years practicing in South Devon, England I used Herbal medicine almost exclusively in my practice
I bnow live and practice in the Minho, where I lives with my family and animals in a tiny house, in the mountains and oak woods.
Engenheira Biológica
Licenciada em Engenharia Biológica e Alimentar e mestre em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Concluiu o doutoramento em Bioquímica pela Universidade da Beira Interior. Desenvolve atividade de investigação no Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI) desde 2016 nas áreas da biotecnologia vegetal, microbiologia e fitoquímica.
Orientou trabalhos de graduação (licenciatura) e lecionou aulas práticas como monitor na UBI.
Desde então participa em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, assim como tem participado em seminários e congressos nacionais e internacionais tendo publicado trabalhos, distribuídos por revistas, livros e atas de congressos.
Cuidadora do planeta, médica veterinária desde 2015, formada pela UTAD, e pós-graduada em gestão de vendas pela Católica Porto Business School.
Trabalhou em áreas tão diversas como a avicultura intensiva, realizou serviços técnicos, de marketing e gestão nas áreas de nutrição animal e indústria farmacêutica, investigação, saúde pública, segurança alimentar, clínica de pequenos animais e espécies pecuárias.
Em 2019, realizou um período sabático que lhe permitiu viajar para o outro lado do mundo e mudar a sua perspectiva, tanto em termos pessoais como a nível profissional. Nessa viagem realizou 5 voluntariados nas áreas de ecologia, recuperação e vigilância de animais selvagens, pecuária extensiva, permacultura e agricultura biodinâmica.
No seu regresso, participou em todas as edições do Herbfest em Portugal, onde se apaixonou pelo herbalismo e conheceu a Anne McIntyre, e teve o privilégio de ser convidada para estagiar na sua clínica e jardim medicinal em Inglaterra. Neste momento trabalha no município de Idanha-Nova, e realiza a sua prática de medicina veterinária integrativa e holística.
Naturopata
Aromaterapeuta Clínica Integrativa
Vice-Presidente da Associação Internacional de Aromaterapeutas Profissionais – IAAP
Pós graduada em Inteligência emocional e saúde mental
Licenciada em Engenharia Agrónoma com especialização em Plantas Aromáticas e Medicinais
Psicoaromaterapeuta
Certificada em Homeopatia
Certificada em Fitoterapia
Mãe, doula, semeadeira, ecofeminista, professora de yoga e estudante de herbalismo. Eterna viajante e aprendiz.
Fascinada pelas antigas civilizações, pelos países "não civilizados", pelo ser humano selvagem, primordial. Nas suas viagens aprendeu a valorizar a vida nas suas mais diferentes formas. É na simplicidade e no meio natural que ela se sente mais confortável. Curiosa pela permacultura e por práticas mais alinhadas com a Natureza, conheceu e viveu em diferentes projectos enquanto voluntária e cozinheira.
A maternidade fá-la questionar sobre o papel primário e ancestral da mãe e da mulher em relação à sociedade atual.
Vive completamente integrada na Natureza e dedica o seu tempo a cuidar e a aprender com ela. Viver na cidade é algo que já não faz mais sentido.
Em criança sentia-se feliz quando andava descalça, a brincar com as mãos na terra, rodeada de animais no verde do campo.
Formou-se em 2003 como Engenheira do Ambiente, cheia de vontade de fazer parte de acções, soluções e mudanças que eram urgentes, já na altura. Viveu e estudou na Grécia, India e Tailândia.
Voltou para Portugal em 2010 e resgatou o Design em Permacultura para a sua base académica e deu inicio ao projecto “Raiz d’Oliva”, com o propósito de resgatar conhecimento tradicional, estudá-lo à luz da ciência e exaltá-lo sob auscultação das artes antigas.
Fez mais tarde formação em cosmetologia botânica e aprofundei conhecimento sobre os produtos que continuo a criar, de forma artesanal, com extractos de plantas que cultivo ou recolho de acordo com influências subtis e rituais ancestrais.
É também Doula, terapeuta de massagem Thai Yoga e Chi Nei Tsang, campesina, artesã e formadora.
Recentemente iniciei um projecto perto da Ericeira, um jardim dedicado ao cultivo de plantas medicinais e aromáticas, seguindo os princípios da agro-ecologia e biodinâmica com o intuito de abrir um espaço de investigação, transformação e contemplação.
Apaixonada pela Natureza tem por base do seu trabalho a Ervas Finas, projeto da sua autoria que criou em 2005 e que assume como o seu ‘Laboratório vivo’ para a promoção da Biodiversidade Vegetal com Valor Alimentar.
Com formação em Agronomia e Arquitetura Paisagista dedica-se ao design e acompanhamento de ‘Ecossistemas Produtivos’ ou ‘Jardins Agroflorestais’, segundo princípios permaculturais, desenvolvendo projetos de uma forma holística, geradores de valor e diferenciação.
Pela importância que atribui à permanente aprendizagem e partilha de conhecimento, reserva grande parte do seu tempo às ações pedagógicas relacionadas com as suas áreas de interesse, quer como aprendiz, quer no papel de formadora. Uma das áreas que mais explora é a utilização da Biodiversidade Vegetal com Valor alimentar na construção de uma alimentação mais saudável e sustentável, fazendo demonstrações práticas que vão desde a conceção de ‘Jardins Produtivos’ à sua valorização no quotidiano humano, principalmente ao nível alimentar, guiando os formandos no aproveitamento dos ingredientes provenientes desses jardins na construção dos seus menus.
Artista, ritualista, activista pela Terra, realizadora, herbalista, Sara Baga é uma criadora multidisciplinar movida pela vontade de inspirar o cuidar da Terra.
Tem as plantas ao centro, da sua vida, em prece, em intenção, consciência e devoção. Acredita que o caminho neste planeta é pela comunicação amorosa e aprendizagem com as plantas.
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2006, desde essa altura orientou os seus estudos para a ecologia e a antropologia artística. Paralelamente, descobria a permacultura e mergulhou investigação nas tradições do herbalismo popular e nas práticas de curandeirismo, mas força maior a chamou para o activismo ambiental, e passou vários anos dedicada a campanhas pela liberdade para as sementes contra os transgénicos, e contra as patentes nas plantas.
Nos últimos oito anos, tem passado longos períodos no Brasil, colaborando na luta pelos direitos dos povos indígenas, aprofundando o seu vínculo com a terra e as culturas originárias. Em paralelo, desde 2017 ancora o projeto A Alquimia de Ma’at, onde exerce a função de terapeuta-curandeira energética, trabalhando com o espírito das plantas, criando e prescrevendo sinergias vibracionais por meio das suas essências florais, com o objetivo de apoiar a cura de uma vasta gama de condições, desde a fibromialgia até à depressão e Alzheimer. Enquanto artista, tem desenvolvido práticas de trabalho comunitário e ritual, com o propósito de restaurar e fortalecer as nossas relações com a Natureza.
Mestre Tintureira
Estilista-modelista, alfaiate e figurinista, há anos que põe as suas mãos e o seu saber-fazer à disposição dos projectos mais extravagantes dos mais variados artistas de palco.
Actualmente, transmitetécnicas de corte e costura no seuatelier e em vídeo. Faz tapetes de yoga em lã e outros acessórios de yoga.
Procuro materiais naturais feitos por processos antigos e rodeia-se destes maravilhosos tecidos que enobrece com tintas vegetais, padrões aplicados ou bordados com “Boutis” ou impressos por serigrafia com extractos de plantas: Exploração infinita...
Agricultor e Administrador do Montado do Freixo do Meio
Designer de comunicação e ilustradora.
O gosto pela natureza e pelo desenho levou-a até Londres para estudar ilustração botânica em Kew Gardens, e a Goa e Macau, onde desenvolveu diversos projetos sobre plantas e biodiversidade.
O seu trabalho centra-se na ilustração botânica e científica, dedicando-se a projetos de educação e preservação ambiental.
Desde sempre gostou de fazer longas caminhadas na natureza, onde ia identificando e desenhando as árvores e plantas que conhecia. Nos passeios com a Fernanda Botelho surgiu a vontade de aprofundar este conhecimento, e os cursos Wild Medicine Making, com a Olivia Fite e Conectando Pessoas e Plantas, com a Priscilla Ferrari, que frequentou em 2024, deram-lhe a conhecer o mundo das plantas medicinais, que agora traz para o papel através das ilustrações que compõe, ligando o mundo das plantas e das artes.
Escultor e Ceramista
O desenho seguido do barro esculpido e moldado é sempre o barro a sua matéria preferida “ O barro é como as pessoas precisa que o tratem bem” - José Saramago.
Independentemente da finalização das obras, quer sejam elas, em cerâmica, compósitos, bronze ou pedra, todo o seu processo criativo é alicerçado no barro. Este seu companheiro de viagem que lhe tem permitido plasmar0, inúmeros trabalhos, os mais marcantes são os de grande escala.
Com mais de quarenta anos ao serviço das Artes, conta com uma vasta lista de exposições individuais e coletivas, assim como está representado em coleções particulares, nacionais e estrangeiras.
7 irmãs
Desde 2018 a Lilian e as suas "7 Irmãs" desbravaram um trilho antigo com o objetivo desenvolver e promover o renascer da cultura do Cânhamo Português.
A partir do próprio cultivo em escala pequena transformamos a planta com técnicas artesanais numa variedade de produtos, com foco de sempre aproveitar dos benefícios da planta inteira.
7 Irmãs é um projeto colaborativo, que se expandiu lentamente garantindo cada vez mais acesso a cânhamo português para que haja cada vez mais produtores unidos aumentando a área de cultivo para 500ha de Canhamo em Portugal em 2025.
Formada em Biologia com Pós Graduação em Comunicação de Ciência, certificada em Design de Permacultura e Outdoor Learning, sou professora e Formadora nas áreas de Sustentabilidade e de Hortas em Permacultura.
Apaixonada por fotografia e pela Natureza, e desde sempre habituada a construir herbários com alunos, abriu-se um mundo novo quando descobri as técnicas de fotografia alternativa originárias do séc. XIX. A antotipia e especialmente a cianotipia têm-me permitido criar imagens das plantas a um ritmo lento e dependente de algumas variáveis, o que leva a que cada fotografia final, seja única.
Todas as etapas destas técnicas são manuais, desde a colheita da planta, a sua preparação, a impressão da imagem no papel, tecido ou outro suporte, até à revelação final.